Total de visualizações de página

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

O fazendeiro, seu filho e o burro

Olá, tudo bem?
Pois é, hoje não teremos piada de argentino, mas eu vou comentar uma coisa que eu vi na televisão, aconteceu um acidente entre um ônibus e um carro e todos os ocupantes morreram. Todos os 5 eram argentinos, e no JA, um famoso comentarista ainda atribuiu a culpa do acidente aos hermanos, pois eles vem para cá e não observam as nossas leis... Taloco, aí já é de mais essa rivalidade. Então em homenagem aos hermanos, vamos a postagem de hoje que seve de luva a muitas mães por aí... hehehehe teeh mais.


Um camponês e seu filho seguiam pela estrada levando um burro preso a uma corda. A certa altura do caminho eles cruzaram com algumas moças que se puseram a rir ao vê-los passar, comentando zombeteiras:
- Como esses dois são bobos! Lá vão andando a pé quando bem poderiam estar montados no animal.
Ouvindo isso, o pai ordenou ao filho: - Monte no burro, pois não devemos parecer ridículos. E o rapaz o atendeu. Mas adiante, ao passarem por algumas casas, um dos homens sentados à porta de uma delas criticou:
- Lá está um bom exemplo do que é a geração de hoje, pois enquanto o moço viaja sem se cansar porque permanece montado no animal, o velho provavelmente deverá estar com as pernas fatigadas de tanto caminhar.
-Talvez eles estejam com a razão, meu filho - disse o camponês ao jovem que o acompanhava. - E se for mesmo assim, ficaria melhor se eu montasse e você fosse a pé . Os dois então trocaram de posição, mas alguns quilômetros adiante, ao emparelharem com um grupo de mulheres que avançava em sentido contrário, ouviram uma delas dizer às demais:
- Existem pais que não têm um pingo de dó dos filhos! Vejam aquele preguiçoso tão bem instalado no burro, enquanto o pobre rapaz sofre gastando as pernas no caminho.
Tais palavras de recriminação motivaram a reação do pai, que pediu de imediato: - Suba na garupa, meu filho, pois não quero parecer cruel aos olhos dos outros. Assim, ambos montaram no burro, e foi dessa forma que chegaram à cidade.
- Oh! - exclamaram alguns moradores da localidade quando os viram passar. - É uma judiação obrigar o coitado do burro a agüentar o peso dessa dupla de folgados. Não se maltrata um animal dessa forma, e por isso aqueles dois perversos deveriam ser forçados a carregar o burro nas costas, ao invés deste carregá-los, como está fazendo.
Receando a ira popular, o camponês e o filho saltaram do animal e carregaram-no daquele trecho em diante, mas quando atravessavam uma ponte, o burro, que não estava se sentindo nada confortável, começou a escoicear com tanta energia que os dois homens o soltaram e caíram dentro do rio.

Moral da história: Quem está disposto a acatar sempre a opinião dos outros, certamente acabará não sendo ouvido por ninguém.

Baseado em uma fábula de Esopo.


Como o próprio link original manda, aqui o link desta baita história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário